Skip to main content

Qualidade do sono

Qualidade do sono

O sono exerce uma função incrivelmente poderosa e essencial para saúde da mulher. Prezar pela qualidade do sono traz benefícios que vão desde a manutenção do sistema imunológico, regulação do metabolismo / peso, função cognitiva e redução do risco de doenças crônicas.

Sabemos que com o estilo de vida atual, o sono é um dos momentos mais afetados!

Muitas vezes quando pergunto sobre a quantidade de horas de sono, muitas pacientes dizem dormir por 8h, mas tempo na cama não se traduz em um sono de qualidade ou em um padrão de sono saudável.

Uma dica essencial para melhorar a QUALIDADE do sono é reduzir a exposição à luz artificial.

Luz artificial

Enquanto a luz natural é uma parte importante da nossa saúde e do nosso ritmo circadiano, a luz artificial, especificamente à noite, tem um impacto negativo no nosso sono.

A luz natural comunica ao nosso corpo que é hora de despertar! Se puder, reserve algum tempo pela manhã para sair e aproveitar a luz natural do dia, mesmo que seja por apenas 15 minutos.

Isso pode melhorar seu humor, fornecer um pouco de vitamina D importante e começar a sinalizar ao cérebro que é dia, o que ajuda a facilitar o seu ritmo circadiano.

Quando o dia termina, a perda de luz começa a sinalizar para o nosso cérebro que a hora de dormir se aproxima, então começamos a produzir hormônios do sono importantes, como a melatonina.

A exposição à luz artificial após o pôr do sol leva nossos corpos a pensar que ainda é dia, levando à supressão e ao atraso da produção de melatonina. Sem a liberação normal de melatonina, a qualidade do seu sono pode sim ser afetada!

Então antes de dormir, reduza a quantidade de televisão e coloque seu celular no “modo noturno” que reduz a quantidade de luz azul do celular.

Alimentação

Uma outra dica é sobre comer tarde! O consumo mais alto de calorias e o aumento da ingestão de carboidratos 60 minutos antes de dormir está associados à dificuldade em adormecer e diminuição do sono REM.

Defina um horário limite para refeições e lanches em relação à hora de dormir. 2 a 3 horas antes de dormir provavelmente proporcionará ao seu corpo tempo suficiente para descansar, digerir e deixá-lo pronto para dormir.