Skip to main content

por que fazer jejum?

por que fazer jejum?

Você provavelmente já ouviu falar em jejum intermitente para emagrecimento – mas existem outros benefícios além desse?

O jejum intermitente (ou Time Restricted Feeding) não é bom apenas para diminuir medidas ou um número na balança, ele também desempenha um papel importante para nossa longevidade!

Praticar jejum intermitente por período de 14 a 18 horas ativa um importante “interruptor” metabólico que faz com que seu corpo comece queimar gordura e produzir moléculas conhecidas como cetonas, que funcionam como combustível para nossoa órgãos.

As cetonas então se comunicam com nosso cérebro, dizendo-lhe para liberar outra molécula crucial chamada fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) que constroi e fortalece as conexões neurais em áreas do cérebro responsáveis ​​pela aprendizagem e memória (áreas que sofrem à medida que envelhecemos).

Uma das maneiras pelas quais as cetonas oferecem proteção contra doenças comuns do envelhecimento é que elas parecem reduzir o número de glóbulos brancos danificados na corrente sanguínea.

É como se o jejum colocasse o metabolismo em “modo de espera” e removesse todo o “lixo” do nosso corpo enquanto isso.

Então, quando você come novamente após o jejum, o corpo regenera células mais novas e saudáveis.

Há ainda uma série de estudos que ligam o jejum a uma melhora nos biomarcadores de saúde relacionados a uma vida mais longa, como insulina, lipídeos e pressão arterial mais baixos e regulação dos níveis de açúcar no sangue.

Embora o jejum não nos impeça de envelhecer, pode ser nossa melhor aposta para envelhecer BEM e com SAÚDE.