Por que fazer jejum?
Você já sabe que quando falamos de ter mais longevidade e vitalidade a nutrição é um dos pilares mais importantes.
Mas há outras estratégias que podemos considerar sobre a relação entre alimentação e uma vida saudável.
Uma delas é o jejum.
O jejum é a abstinência voluntária ou redução de alguns ou todos os alimentos, bebidas ou ambos, por um período de tempo e que pode trazer excelentes benefícios à saúde. Quando jejuamos, o corpo não tem seu acesso constante à glicose, o que o obriga a recorrer a outros meios e materiais para produzir energia. ⠀
Ou seja, ele força as células a processos que geralmente não acontecem ou não estimulados quando um fluxo constante de combustível dos alimentos é ingerido. Então o fígado ajuda a converter lactato, aminoácidos e gorduras em energia.
Como nossos corpos conservam energia durante o jejum, nossa taxa metabólica basal (a quantidade de energia que nossos corpos queimam durante o repouso) torna-se mais eficiente, reduzindo a frequência cardíaca e a pressão arterial.
Diversos estudos em animais já provaram os benefícios do jejum, principalmente para a perda de peso e prevenção de doenças metabólicas. ⠀
Mas sabemos pela experiência clínica que eles são ainda mais diversos quando o objetivo é ter mais saúde e qualidade de vida. Alguns dos benefícios do jejum são:
- Dá energia.
- Descansa seu sistema digestivo.
- Melhora a capacidade cognitiva.
- Impulsiona a perda de peso.
- Reduz o risco de diabetes tipo II e outras doenças metabólicas.
- Aumenta sua longevidade e vitalidade
Lembre-se que o jejum sempre deve ser orientado por um médico ou nutricionista.⠀