Menopausa e a vontade de comer doce
Comer um docinho depois do almoço parece uma obrigação, né? Isso porque o açúcar ativa os sistemas de “recompensa” em nossos cérebros, que estão principalmente ligados a um neurotransmissor chamado dopamina.
A dopamina leva a sensações de prazer e satisfação. Também nos motiva a repetir os comportamentos que ajudam a liberar dopamina para que possamos ter esses sentimentos repetidamente.
Se você está achando que seus desejos por açúcar estão muito altos durante a perimenopausa, isso pode ser seu corpo buscando prazer enquanto você lida com as frustrações físicas e emocionais da transição da menopausa.
Na menopausa, conforme o estrogênio e a progesterona diminuem, nossas células se tornam mais resistentes à insulina, o que significa que o corpo tem que trabalhar mais para controlar o açúcar no sangue.
Muitas mulheres veem seus níveis de açúcar no sangue aumentarem durante esse período, tornando-as mais vulneráveis a várias doenças, incluindo diabetes tipo 2, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.
E como um bônus, se você estiver em TRH (terapia de reposição hormonal) para reduzir os sintomas da menopausa, como ondas de calor, a resistência à insulina pode tornar a TRH menos eficaz.
Mesmo se você não estiver em terapia de reposição hormonal, muito açúcar ainda pode piorar os sintomas da menopausa.