Skip to main content

Menopausa: Coisas que todas mulher deve saber, mesmo se ainda está longe de tê-la!

Menopausa: Coisas que todas mulher deve saber, mesmo se ainda está longe de tê-la!

Calor intenso, suor noturno e mudanças de humor. Se todo o seu conhecimento sobre menopausa puder ser resumido por esses 3 sintomas (ou até menos), você não está sozinha. 

Muitas mulheres não têm noção das mudanças que acontecem em seus corpos durante a meia-idade, até mesmo as que estão passando por este período. A falta de orientação sobre esta importante fase feminina pode ser uma grande problemática e resultar em consequências ainda maiores.

menopausa coisas que todo mulher deve sabe imagem texto

CONHEÇA SEU CORPO E ESTEJA PRONTA!

Você teve oficialmente a menopausa quando passa 1 ano sem menstruar. Esse estágio natural da vida geralmente ocorre por volta dos 50 anos de idade.

A menopausa acontece pois, com a idade, os folículos ovarianos (que contém os óvulos) vão acabando, até esgotar a reserva de óvulos próximo à menopausa. Sem folículos, não há produção hormonal, nem ovulação. Sem ovulação, não há menstruação: menopausa. Isso tudo se traduz em  níveis mais baixos de estrogênio e progesterona, que são os principais hormônios femininos relacionados à reprodução.

Isso significa que você não há mais ciclos menstruais e a chance de engravidar é mínima (ou zero). A diminuição do estrogênio leva a vários outros efeitos no corpo, dos quais toda mulher precisa entender e se preparar

OS EFEITOS PARA OS QUAIS VOCÊ DEVE SE PREPARAR

Sistema reprodutivo: sem a “liberação” de um óvulo, não há mais menstruação, o que significa incapacidade de engravidar.  Mas a menopausa também pode afetar outras partes do sistema reprodutivo, como secura vaginal e queda de libido (mas elas não precisam ser permanentes).

Sistema endócrino: as sensações de calor repentino (juntamente com a pele corada e sudorese) estão entre os efeitos mais conhecidos, e ocorrem devido à falta de estrogênio, podendo durar anos após a menopausa. Algumas mulheres chegam a ter esses sintomas vasomotores durante décadas.

Além disso, este período faz com que seu corpo poupe mais energia, o que significa que você não queima calorias e gordura tão facilmente, podendo levar ao ganho de peso.

Sistema nervoso: menopausa pode afetar seu humor. Você pode se sentir feliz e gostar de si mesma em um dia, e no dia seguinte sentir-se de maneira oposta. 

Também pode causar mudanças de humor e irritabilidade, estando relacionada à depressão. O sono também pode ser afetado, por conta dos efeitos no sistema endócrino.

Sistemas imunológicos e excretores: a queda nos níveis de estrogênio pode levar à incontinência urinária. Você pode urinar com mais frequência ou perder urina ao rir, malhar, tossir e espirrar. Esta micção frequente também pode interferir no seu sono, levando à noctúria (acordar para urinar).

Sistema cardiovascular: os estrogênios exercem um efeito cardioprotetor, níveis mais baixos de estrogênio podem aumentar o risco de doença cardiovascular. Também afetam o colesterol, o que pode aumentar o risco de infarto ou derrame (AVC: acidente vascular cerebral).

Sistemas esqueléticos e musculares: menopausa faz com que seus ossos percam sua densidade. Isso pode aumentar o risco de fraturas ósseas por osteopenia e osteoporose. Perda de massa muscular também pode ocorrer de forma mais rápida do que antes. Suas articulações podem ficar rígidas e doloridas, levando a artralgia (dores articulares).

COMO ENFRENTAR A MENOPAUSA DE FORMA SAUDÁVEL

Em meio a todos estes sintomas, fica difícil acreditar que a menopausa pode ser um período natural  e tranquilo. Mas, com adesão de novos hábitos e o acompanhamento médico adequado , este período pode ser saudável e leve. 

O primeiro passo você já deu: a compreensão do seu corpo e sintomas pode facilmente denunciar a hora de procurar um especialista e, quem sabe, iniciar um tratamento de reposição hormonal, quando não houver contra-indicações.

É importante entender que cada caso é diferente e você não irá sentir todos estes sintomas necessariamente, mas estar pronta é um grande diferencial na sua saúde.

Obrigado pela leitura. 

Dr. Renato Tomioka