Skip to main content

Menopausa: 11 fatos que toda mulher precisa saber

Menopausa: 11 fatos que toda mulher precisa saber

Entre as ondas de calor e labilidade emocional, às vezes é difícil pensar que a menopausa pode ser um período tranquilo e com saúde. Ela representa uma transformação física significativa e pode, de certa forma, representar renovação.

Há grande possibilidade de passar por este período de forma otimista, mesmo que muitas vezes os efeitos colaterais pareçam tão desconfortáveis, para dizer o mínimo. Para isso é preciso estar preparada e segura, e não há melhor forma do que se munir de informação.

1. OS SINTOMAS DA MENOPAUSA PODEM CHEGAR ANTES

Se você está no início de seus 40 anos e tem experienciado os sintomas mais conhecidos, pode ser que você esteja entrando na chamada perimenopausa, que refere-se ao período de transição imediatamente antes da menopausa (última menstruação da vida = 12 meses sem menstruar)

Isso significa que a produção hormonal dos ovários está começando a diminuir: estradiol e progesterona caem. Por este motivo você pode começar a sentir alguns sintomas comumente associados à menopausa, como ondas de calor, secura vaginal, dificuldade de ter um sono bom, alteração do humor, irritabilidade, mudanças na pele e cabelos, entre outros. 

Seu ciclo menstrual pode se tornar  irregular, mas não cessará durante esta fase. Se parar completamente, você teve a menopausa.

2. EM QUE IDADE VEM A MENOPAUSA?

A idade média é aos 51 anos, mas pode variar entre as mulheres. Os estágios iniciais do declínio da função dos ovários podem começar anos antes, enquanto outras podem continuar a ter períodos menstruais até os 55 anos. Quando ocorre antes dos 40 anos, chamamos de menopausa precoce e está associada, algumas vezes, a alterações genéticas.

3. DOENÇAS CARDÍACAS ESTÃO ASSOCIADAS À MENOPAUSA?

Tonturas ou palpitações cardíacas podem ser comuns durante esta fase. Isso acontece porque os níveis reduzidos de estrogênio podem impedir que seu corpo mantenha as artérias flexíveis, e isso pode aumentar risco de aterosclerose.

4. PODE AFETAR A SAÚDE DOS OSSOS?

O declínio na produção de estrogênio pode afetar a resiliência óssea, causando reduções significativas na densidade óssea, o que pode levar à osteopenia e osteoporose. Mulheres na pós menopausa também ficam mais suscetíveis a fraturas de quadril, coluna vertebral e outros ossos.

5. AINDA HÁ UMA BAIXA POSSIBILIDADE DE ENGRAVIDAR

Uma mulher não tem oficialmente a menopausa até experienciar a ausência de 12 ciclos menstruais consecutivos. Até lá, é possível – embora não seja provável – que ela engravide naturalmente. Lembrando que ficar grávida por volta dos 50 é extremamente raro, e há diversos riscos associados a uma gravidez nesta idade.

6. MEUS SINTOMAS SERÃO OS MESMOS DO QUE DE MINHAS FAMILIARES?

Os sintomas variam entre as mulheres, mesmo parentes. A idade e a taxa de declínio da função dos ovários diferem tremendamente. Isso significa que o que funcionou para aliviar os sintomas da menopausa da sua mãe ou melhor amiga pode não funcionar para você.

7. POSSO GANHAR PESO DURANTE A MENOPAUSA?

As alterações nos níveis hormonais e redução do metabolismo podem causar ganho de peso. Concentre-se em manter uma dieta equilibrada, exercitar-se regularmente, ter um bom sono e praticar outros hábitos saudáveis e o aumento de peso não será um problema.

8. A REPOSIÇÃO HORMONAL É UMA BOA OPÇÃO?

Várias terapias hormonais são aprovadas para tratamento dos sintomas desconfortáveis da menopausa. Os benefícios que a reposição hormonal oferecem podem ser uma alternativa excelente para tratar os sintomas,  converse com um médico especialista e explore a melhor e mais saudável opção.

9. EXISTEM OUTRAS OPÇÕES DE TRATAMENTO?

Dentre as opções para amenizar os sintomas da menopausa, a mudança de estilo de vida, optando pela adesão de hábitos saudáveis, como a dos 5 pilares da Medicina Preventiva moderna, são uma forma inteligente de controlar os sinais desconfortáveis deste período.

10. COMO FUNCIONAM AS ONDAS DE CALOR?

As ondas de calor afetam a metade superior do corpo, sua pele pode ficar vermelha ou manchada. Costumam durar segundos a alguns minutos e sobem para o tronco e face. Pode levar a sudorese, palpitações cardíacas e sensação de tontura. Em alguns casos, pode-se sentir frio após o calor passar. As ondas de calor podem ocorrer diariamente ou várias vezes ao dia, incluindo à noite. Você pode senti-las ao longo de um ano ou até vários anos. Cerca de 80% das mulheres na perimenopausa terão esses sintomas vasomotores.

11. A MENOPAUSA PODE SER UM PERÍODO TRANQUILO?

Apesar da maioria dos sintomas serem desagradáveis, há formas saudáveis de controlá-los, tornando este período mais tranquilo e livre de quaisquer complicações. A melhor alternativa é estar preparada e conversar com um especialista sobre o assunto. Alguém que domine também as melhores terapias hormonais.

É uma boa fase para olhar para dentro e refletir sobre as mudanças que lhe estão acontecendo. Pode ser realmente gratificante apreciar tudo o que você conseguiu até agora e sentir-se segura e saudável. 

Obrigado pela leitura. 

Dr. Renato Tomioka