Skip to main content

Entendendo os benefícios da cirurgia robótica

Entendendo os benefícios da cirurgia robótica

Frequentemente, a cirurgia é considerada como a última alternativa de tratamento de qualquer doença ou problema. 

Os riscos, os potenciais efeitos colaterais e o certo grau de complexidade são alguns dos motivos pelos quais este procedimento pode ser tratado com tanto receio, principalmente devido ao medo dos pacientes. 

No entanto, nos últimos anos, com o avanço da tecnologia e da inteligência artificial, a medicina e, consequentemente, os mais variados procedimentos médicos experimentaram um progresso significativo na área. Isso se deve especialmente pela chamada Cirurgia Robótica.

O QUE É CIRURGIA ROBÓTICA E COMO ELA FUNCIONA?

A cirurgia robótica é um método que oferece uma maneira mais precisa de realizar operações, quando comparada à cirurgia tradicional. E por ser mais preciso, pode ser mais eficiente e ter menos riscos. 

Ela funciona através de braços robóticos que se movem em maior amplitude de movimento, e pode ter maior destreza do que uma mão humana.

O sistema mais popular deste segmento é conhecido como Sistema Cirúrgico Robótico da Vinci (Intuitive Surgical), que envolve o desempenho de super robôs, controlados por computador que pode ser programado e posicionado sobre a paciente.

A tela do computador é o guia que que amplia cada centímetro do corpo para a resolução necessária. Os movimentos da mão e do punho do cirurgião são transmitidos ao braço do robô que imita o mesmo movimento.

As mãos do robô podem dobrar em qualquer direção e alcançar lugares difíceis de serem alcançados pelas mãos humanas, como a pelve. Além disso, tremores que são comuns em mãos humanas não são observados nesse processo. 

Ainda assim, o cirurgião tem todo o controle sobre a operação. Geralmente, em cirurgias que envolvem longas horas, os cirurgiões enfrentam fadiga. Na cirurgia robótica, isto não ocorre já que operamos sentados, confortáveis, e os braços robóticos fazem os movimentos no abdome da paciente. Para cirurgias longas como de endometriose profunda infiltrativa, pode ser uma boa opção.

POR QUE EU ESCOLHERIA A CIRURGIA ROBÓTICA?

Muitas pacientes não sabem que os sistemas de cirurgia robótica existem, muito menos como ela funciona ou se compara à cirurgia convencional e até à laparoscopia. Isso se deve por ser uma tecnologia moderna e que nem todo médico tem acesso, especialmente no Brasil. Contudo, os benefícios deste método são muito maiores do que o utilizado comumente. 

Menos invasivo: a cirurgia convencional geralmente requer que os cirurgiões façam grandes cortes para atingir certas áreas do corpo. Usando um sistema robótico, os cirurgiões podem fazer incisões menores, com 5 a 8 mm.

Especialmente em cirurgias em locais de difícil acesso, um sistema robótico pode trazer vantagens com a flexibilidade e articulação na ponta das pinças.

Oferece uma visão melhor: o sistema robótico possui um sistema de visão 3D de alta definição, que oferece ao cirurgião uma visão melhor do que seria possível com a cirurgia convencional. Essa visão aprimorada ajuda na precisão durante a cirurgia, o que contribui para um processo cirúrgico e de recuperação mais fácil.

Recuperação mais rápida: como a cirurgia robótica é geralmente menos invasiva, a recuperação geralmente se torna mais veloz. Pode haver menos perda de sangue do que em uma cirurgia convencional, o que significa que provavelmente também haverá menos aderências e menos dor. Para mulheres que pretendem engravidar, pode ser uma grande vantagem.

Menor chance de infecção: com procedimentos cirúrgicos convencionais, sempre há uma chance de infecção após a cirurgia. Especialmente quando o procedimento envolve manter grandes partes do corpo expostas por um longo período de tempo. 

Com a cirurgia robótica, a operação pode ser realizada com incisões menores, o que diminui a chance de desenvolver infecções.

A cirurgia assistida por robótica permite que você tenha uma operação mais segura, com riscos reduzidos e uma recuperação mais rápida. A tecnologia unida a medicina se mostrou um dos conjuntos mais produtivos e valiosos e continua sendo um dos maiores responsáveis pelo progresso na comunidade médica.

Obrigado pela leitura. 

Dr. Renato Tomioka