Skip to main content

Dicas para quem vai se submeter a uma cirurgia de Endometriose

Dicas para quem vai se submeter a uma cirurgia de Endometriose

Para quem está cogitando ou está prestes a passar por uma cirurgia de Endometriose é normal sentir uma série de preocupações, afinal não se trata de uma doença simples e todo o processo pode ser diferente para cada paciente.

Inicialmente, é bom saber que, se você está sob os cuidados de um médico especialista no assunto, você deve estar no caminho certo. Mas, se ainda há dúvidas ou está procurando algum tipo de certeza, aqui vão algumas dicas que acho importantes.

LIDANDO COM O MEDO

Quase todo mundo tem algum medo de cirurgia. De certo modo, existem muitas preocupações comuns: os riscos de complicações, a anestesia, a dor pós operatória, a recuperação. A cirurgia de Endometriose não é exceção, e você não deve sentir-se mal por estar com medo. 

O primeiro passo é reconhecer isso e tentar entender o que realmente está te deixando ansiosa. Por exemplo, se você tem medo da anestesia, converse com seu médico e o anestesista antes do procedimento para discutir e entender como funcionará todo o processo. 

Se você tem medo da dor, pergunte como ela será tratada. Dessa forma, você consegue enfrentar de forma assertiva o que está te apavorando.

NÃO VÁ SOZINHA

Você não precisa estar sozinha durante todo o procedimento. Leve alguém de confiança para te deixar mais calma até o último minuto. 

Este tipo de apoio também deve ser oferecido pelo médico que está acompanhando o seu caso, mas estar acompanhada de um rosto familiar pode fazer toda a diferença também.

PREPARE-SE PARA O PÓS OPERATÓRIO

O pós operatório pode estar cheio de reações ameaçadoras caso você não esteja preparada para todos os possíveis sintomas. 

Saber o que esperar da cirurgia de Endometriose irá te acalmar quando sair, afinal você saberá se está dentro da normalidade e como tratar estes sintomas pós operatórios. Abaixo estão algumas reações prováveis e comuns:

  • Dor imediata após a cirurgia
  • Dor nos ombros 
  • Náuseas
  • Dormência ocasional
  • Obstipação intestinal
  • Tontura ao se levantar bruscamente

CONVERSE COM SEU MÉDICO

Acima de tudo tenha uma conversa aberta com o médico, pergunte sobre o tempo de recuperação, quais são as medidas para aliviar a dor, como será a primeira menstruação. Não deixe nenhuma dúvida em aberto.

Se você ainda não se sente segura com o profissional que escolheu, talvez valha a pena buscar uma segunda opinião, conversar com outros colegas.

Se ainda tem dúvidas, saiba como aqui: Como escolher um especialista em Endometriose?

Obrigado pela leitura. 

Dr. Renato Tomioka