Skip to main content

Como escolher um especialista em Endometriose?

Como escolher um especialista em Endometriose?

Escolher um especialista em Endometriose é uma tarefa que deve ser realizada com rigor, uma vez que falamos em uma doença de diagnóstico complexo.

A esta altura você provavelmente já sabe que a Endometriose ocorre quando um tecido semelhante ao endométrio (revestimento uterino interno) cresce fora do útero, geralmente em outras partes da pelve. Ou, muito além de saber da teoria, possivelmente já experienciou as intensas dores da endometriose. 

Mas muito além das dores, quem tem Endometriose geralmente possui uma série de preocupações, desde como aliviar a dor até como essa condição pode afetar sua fertilidade. Entre todas as dúvidas que a doença desperta, a resposta de apenas uma delas pode ser a solução a todas as outras:

COMO ESCOLHER UM ESPECIALISTA EM ENDOMETRIOSE?

Isso acontece por ser uma doença que não possui diagnóstico simples e o tratamento depende de uma série de fatores, variando muito de mulher para mulher. 

Mas, independente de você já ter passado por diversos médicos ou se ainda não falou com nenhum, a primeira dica é se certificar de que o médico é especialista em Endometriose

É mais comum do que deveria, mas muitas mulheres acabam se consultando com um ginecologista geral ou especializado em outra área. Essa acaba sendo uma das maiores problemáticas, já que é uma doença que precisa de um grande conhecimento e experiência. As nuances são decisivas para a vida da paciente. E perceber e saber lidar com elas é o diferencial de um especialista em endometriose.

Médicos que não são especializados na área podem passar anos sem suspeitar da doença: “cólicas são comuns, vamos usar analgésicos”. E a falta de diagnóstico pode aumentar as lesões e sintomas.

Esta é a principal razão pela qual se leva mais de 5 anos, em média, para que as mulheres com Endometriose sejam diagnosticadas adequadamente.

O QUE COMPÕE O MÉDICO IDEAL PARA ESTA ÁREA?

Não é apenas alguém especializado ou que possui muitas certificações penduradas na parede. Você precisa de um médico com amplo conhecimento da endometriose, habilidades e treinamento cirúrgicos excepcionais, além do acesso aos mais modernos equipamentos e técnicas cirúrgicas. Saber lidar com complicações também é fundamental.

O médico ideal deve entender as várias opções para tratar a Endometriose, incluindo o tipo correto de cirurgia para cada caso, medicamentos, fisioterapia e terapia hormonal, entre outros.

É importante escolher um especialista em Endometriose que já tenha tratado diversas mulheres e visto as variadas formas que a doença pode tomar. Além, é claro, de ter resultados positivos. Por isso, conversar com outras pacientes e ter boas referências é outro ponto importante.

O ATENDIMENTO DEVE SER IMPECÁVEL

O médico ideal deve ouvi-la pacientemente e ter compaixão. Deve ser capaz de explicar tudo nos termos mais simples e deve responder a todas suas perguntas com clareza. E sempre ser honesto, mesmo quando não saiba respondê-las.

O médico ideal deve estar presente em todas as etapas do processo, desde o primeiro contato até o pós operatório. Você jamais deve ser tratada como mais um número, ou como uma doença a ser resolvida. 

O especialista em Endometriose que você escolher deve ter compreensão sobre a dor e tratar sua saúde como prioridade.

Não importa o quão preparada você está para vencer esta doença e melhorar, você precisa de ajuda, e o tipo certo de ajuda. Não se contente com qualquer profissional, busque quem realmente entende e se importa com o assunto.

Obrigado pela leitura. 

Dr. Renato Tomioka